Categorias

Imersão: Essências por Isabela Rozental

Existe um elemento muito importante em qualquer lugar que poucas pessoas prestam atenção: o cheiro. Sabia que a maior parte das nossas emoções é gerada pelo olfato?

Nesse momento em casa, o cheiro exerce um papel muito importante. dependendo das essências para ambientes escolhidas, o efeito pode ser capaz de tranquilizar, energizar, ajudar na concentração, entre muitos outros sentimentos.

Como utilizar?

Existem vários mecanismos ótimos pra serem usados na dispersão das essências nos ambientes. Entre os aromatizadores artesanais, os mais utilizados são os incensos, os sachês, os difusores e as velas perfumadas. O difusor elétrico também é uma ótima opção, porque espalha o aroma e umidifica o ar seco.

Para quem quer aproveitar melhor os benefícios da aromaterapia, as essências para ambientes em óleo natural, vendida em pequenos frascos de vidro, são as mais indicadas.

Muitas pessoas escolhem a essência pelo cheiro que gostam mais. Como falei no outro texto do blog sobre cores (que você pode ver clicando aqui) eu gosto de me pautar no que faz sentir, ou seja, no que estou buscando sentir. Convido você a escolher a essência que quer da mesma forma. O que você está buscando? Mais tranquilidade? Energia? Ânimo?

Separei algumas sugestões pra ajudar você nessa escolha!

  1. Lavanda: com seu cheirinho típico e suave, a lavanda é um clássico contra a ansiedade e o estresse, além de combater a insônia.
  2. Limão: o limão é maravilhoso pra combater o estresse. Esse óleo também melhora nossa capacidade de concentração e a clareza de ideias. Ideal para utilizarmos no home-office! É bem barato e acessível também.
  3. Laranja: a laranja tem ação sedativa e ainda ajuda na preguiça.
  4. Benjoim: esse óleo é ótimo para aqueles dias que você sente que está fora do controle ou com excesso de estresse.
  5. Alfazema: Trazendo equilíbrio e harmonia ao ambiente, a alfazema tem efeito relaxante e levemente sedativo.
  6. Eucalipto: purifica as energias do ambiente, limpando cargas negativas e estagnadas. Combate a depressão, ansiedade, estresse e a falta de concentração;

 

Nesse momento que estamos mais reclusos em casa, o nosso quarto, onde descansamos, e o espaço onde fazemos nosso home-office, ganharam uma importância ainda maior né? Falando deles especificamente:

Quartos: o ideal são essências que trazem tranquilidade e induzam ao sono, como lavanda, laranja, cedro e sândalo.

Escritório: para aumentar o foco e a concentração, as essências de limão são as melhores. Para estimular, o alecrim e hortelã-pimenta são ótimas escolhas.

 

Aos poucos, a gente vai descobrindo melhor aquilo que a gente sente e o que busca sentir também. Que as essências ajudem você nesse processo de auto-descoberta!

 

Obs: ahh, conta pra gente se sentir alguma melhora! ; )

Texto por Isabela Rozental

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *