Atualmente, eu sou da área de Logística e produção artística na empresa, mas o que isso significa exatamente? Bom, a Dani Ribeiro já veio aqui contar um pouco dos pormenores das nossas sagas de logística e produção principalmente em relação ao nosso Reveillon Mil Sorrisos, que acontece na Península de Maraú na Bahia. Mas, basicamente, nós temos que garantir que o artista e sua entourage chegará e sairá do local na hora combinada, que todo o material necessário para sua performance esteja 100% alinhado e pronto para ser executado na hora certa, que todos os requisitos contratuais foram cumpridos de ambas as partes.
Juro que até escrevendo isso aqui eu pensei “só isso?”… agora coloca isso no meio da Bahia no Ano novo, tendo que considerar um milhão de detalhes como a maré baixa, estrada sem asfalto.. ou no meio do carnaval no rio de janeiro, que é praticamente impossível se locomover de um ponto a outro na cidade. E é exatamente nessas diversidades que o produtor precisa ter uma qualidade que eu acredito ser imprescindível… SABER SE VIRAR NOS 30.
Na verdade, é necessário planejar tudo, mapear cada passo organizadamente e, claro, ter a plena noção de que absolutamente NADA vai sair como você planejou nos últimos meses e aí que vem o pulo do gato. Saber transformar o que você achava que aconteceria, com o que de fato precisa ser feito ali na hora, normalmente com um tempo hábil de 30 segundos… e isso envolve, ao meu ver, se preparar para esses momentos.
Ter cartas na manga, planos B C e D é essencial, porque em pouco tempo temos que adaptar e fazer dar certo. E, para isso poder acontecer, organização é essencial. (Meu quarto ta um caos aqui atrás de mim, mas a minha caixa de emails e agenda estão em dia). E isso não significa saber tudo de cabeça o tempo todo, mas sim que se alguém te perguntar alguma coisa você precisa saber onde tem essa informação. Use e abuse de todos os meios possíveis de organização que você pode ter ao seu alcance de maneira fácil.